terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Artista internacional propõem monumento para o Morro das Almas

Vima Nöel, Raimundo Afonso e Nozinho. Foto: Roneijober Andrade
A artista plástica, Vilma Nöel visitou, na manhã de 14 de fevereiro, o prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Raimundo Nonato (Nozinho), em seu gabinete. Presente também o empresário, Raimundo Afonso, sócio do empreendimento imobiliário Residencial Estrada Real, situado próximo ao Morro das Almas. Na oportunidade a mineira radicada nos Estados Unidos apresentou proposta para fazer um monumento no Morro das Almas, mirante natural situado na divisa com Itabira, na estrada do Bamba.
Maquete da obra e o esboço da plataforma
A sugestão da artista é fazer um Cristo ressuscitado com  cerca de 12 metros de altura utilizando pó de granito e metal. Outra sugestão que a obra de arte fosse erguida em cima de uma plataforma de seis metros para dar maior visibilidade. A plataforma serviria de mirante e nos dois andares dela poderia funcionar um auditório para eventos e exposições e uma loja de artesanato para promover o turismo sustentável na região do Timirim, Pedras e Morro das Almas.
Do Morro das Almas a vista é de 360º de muita beleza proporcionada pela cordilheira do Espinhaço, entre elas as serras da Piedade e do Caraça.

CURRÍCULO INVEJÁVEL
Vilma Nöel é mineira de Diamantina, estudou na Escola Guignard, em Belo Horizonte, transferindo-se depois para a Escola Nacional de Belas Artes –RJ, onde se formou em Licenciatura. Fez cursos de arte em Munster, na Alemanha, em Paris e em Nova Iorque. Tem um currículo extenso de formação em: arquitetura, pintura, gravura design de jóias. 
Já fez diversas exposições de suas esculturas em bronze, em várias partes do mundo, além do Brasil, como: Berlim, Unna e Munster; na Alemanha; Paris, Cannes e Nice na França; Zâmbia e Johannesburg, na África; Hasselt, na Bélgica; Rotterdam, na Holanda e em Nova Iorque, Chicago e Los Angeles, nos Estados Unidos. Sua última exposição de destaque foi na sede da ONU, Nova Iorque.
Vilma Nöel possui inúmeros prêmios recebidos no Brasil e no exterior, destacando-se: Medalha de Ouro - escultura de Santa Croce em Florença – Itália e o 1º Prêmio “II Cenacolo”- na mesma cidade.
 Pela importância de sua obra Vilma recebeu o título de cidadania africana e americana.
Executou trabalhos de grande importância para lugares públicos como a escultura de Juscelino Kubitscheck, do Parque JK, em Belo Horizonte; o monumento “Sinergia”, em Timóteo, “Millenium – Pirâmide do progresso”, em Ipatinga, Índia Araris, Conservatória (RJ), monumento "O Destino", no Morro Redondo (Ipoema) e dez esculturas no jardim público “Loretta in Garden”, em Berlim na Alemanha, entre outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário